terça-feira, 24 de maio de 2022

Técnica do cardume ofensiva


Desenrola-se tendo por base uma estrutura forte defensiva; que é mais óbvia e implica responsabilidade tua perante os teus colegas e eles perante ti!

Implica grande capacidade de leres o jogo e abertura; pelo centro é onde todos se amontoam e procurares trazeres defesas atrás de ti para as laterais é inteligente.

As laterais estão talhadas para jogadores mais velozes, ligeiros e bons cruzadores; o centro é para jogadores fortes, tecnicistas com bom remate e bons lançadores.

Tens que ter vontade em qualquer posição; se não tens vontade de jogar bem, os teus colegas não merecem um colega como TU... manca-te!

Sendo que os laterais, neste esquema, sobem  necessitando de grande capacidade/ligeireza física.

O ataque depende da criatividade de cada um, da  imaginação, invenção, jeito e por vezes do risco (o risco é bom!). 

É uma coisa mágica que depende da nossa vontade, de acreditares em ti e muitas vezes do teu faro nas desmarcações.

Neste esquema o centro (defensivo - são os primeiros atacantes -, meio campo e ofensivo) é primordial na forma como assumimos o jogo; na criatividade que nascerá daí, quando avançamos.

E na forma como a bola é conduzida para um lado, pelo centro, para o o outro e vice versa.

A UNIÃO que esta equipa tem é uma Enorme vantagem perante as outras equipas.

Nunca saberemos o que um jogo/campeonato vai ser: essa é a beleza do futebol/da vida, é  sempre surpresa; é jogada ao improviso!

Pode um dia correr muito bem e a mesma equipa na semana seguinte fazer um jogo fraquinho, porque há muitas influências diferentes em campo:

- a nossa equipa;  a equipa técnica e empenho que metem no jogo (desconfio que não há muitas que metam tanto...); cada jogador dos onze, se está num bom momento a todos os níveis;

- a equipa adversária; técnicos e táticos, preparação física (força e velocidade)

- o apoio que dão: sabe bem ter a assistir quem acredita em nós; aqueles momentos da bola são lições de crescimento e autonomia;

- o campo e a meteorologia;

E há, com certeza, mais...

Funcionaremos tentando fugir ao nosso adversário quando atacamos... abrindo brechas e incomodando, vamos deixá-los desconfortáveis!

Portanto, vamos procurar ser agentes positivos no que controlamos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

50 anos da UM em brasa...